top of page

The Joker


Vamos falar sobre Coringa (The Joker), filme de Todd Phillips, que estreou em outubro de 2019. No elenco, Joaquin Phoenix faz o papel de Arthur Fleck que vem a se tornar o Coringa. O ator recebeu o prêmio de melhor ator no Óscar 2020 (sem muita surpresa).

O longa mostra como foi construído o Coringa. Contrariamente ao que alguns afirmaram, eu não diria que o filme tenta justificar a violência, porém tenta nos mostrar os gatilhos que podem ativar o senso de violência.

Um detalhe muito em destaque no universo cinematográfico da atualidade é a diferença de condição sócio econômica. De um lado uma população rica e com privilégios, enquanto do outro, uma sociedade esquecida, doente, desempregada e com fome. De um lado a soberba e o do outro a submissão.

O filme soma esses fatores com a condição física e o assédio moral e, tenta mostrar (obviamente que de um ponto de vista) de que maneira tudo isso pode afetar as condições psicológicas de um ser humano, determinando suas ações no futuro (o que não é o mesmo que querer justificar). Mesmo que possamos estar tratando de uma pessoa esquizofrênica.

Com uma excelente fotografia e uma excelente trilha sonora que trafega o roteiro do filme junto com os acontecimentos, o filme faz o espectador imergir em momentos de tensão e angustia (ninguém "normal" sai de uma sessão de um filme desse "feliz")! Não se pode deixar de falar da atuação de Joaquin Phoenix que vai mudando tanto as cores como a sua postura (e falo física mesmo) na medida que o longa vai avançando.

Não tenho a intenção de dar spoiler do filme aqui e por isso não devo me prolongar no meu entendimento, contudo, é preciso deixar claro que o final do filme fica de certa forma em aberto - na verdade o filme todo pode acabar ficando em aberto para alguns.

O filme Coringa vai mexer com os pensamentos de muitas pessoas, considerando as nossas ações, considerando as nossas definições de valores, creio que haverá aqueles que verão questões políticas. E, de fato, não há como dissociar o roteiro desse tema também.

Enfim, quem não assistiu ao filme, fica aqui a minha dica de um filme de vilão, com carga dramática! Sem qualquer influência da mídia a minha nota para o filme foi 10 e poderia ter levado o prêmio de melhor filme no Óscar 2020.

Por Trás do Papo Livre
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page