top of page

Retrospectiva 2017


Quero começar pedindo um monte de desculpas aos meus leitores/seguidores pela demora com esse post, mas acontece que eu trabalho sozinho e nas horas vagas! Aproveito também pra pedir desculpas inclusive pelos possíveis inúmeros erros de português, afinal de contas eu também não tenho revisor de texto, o que eu deveria fazer, porém, enfim.

Se você leu até aqui e pretende continuar a leitura, so me resta também agradecer pela paciência e pela compreensão. Mas vamos ao assunto pois o post é grande!

Pois é galerinha do Papo Livre Cinema, o ano de 2017 foi muito bom a nível de cinema, principalmente para os Geeks. E como não poderia ser diferente vamos falar um pouco do que aconteceu ao longo desse nosso primeiro ano de existência, como também vamos tentar listar os melhores filmes e séries da Netflix de 2017.

É certo que tem uma galera que curte postar vlogs e blogs listando os considerados piores filmes de 2017, eu não gostaria aqui de categorizar desta forma, pois, embora eu tenha gostado mais de um e menos de outros, eu acabei curtindo .

Pois então vamos lá!!!

Janeiro - O ano começou com um bom filme de ficção científica estrelado por Jennifer Lawrence, interpretando Aurora, não sem razão, afinal de contas a garota dormia e é despertada por seu príncipe encantado - Jim personagem interpretado por Chris Pratt. Quando afirmo que se trata de um conto de fadas do futuro, isso é notório, e se olharmos desse jeito para o longa certamente iremos gostar. Logicamente que estou expondo minha opinião pessoal, considerando que a critica ficou bem dividida. "Passageiros", nada mais é, portanto, um romance que acontece no espaço que acrescenta um leve toque de preocupação com sobrevivência da raça humana. Vale a pena sim assistir, inclusive, vou farei isso novamente. baseado em games - Assassin's Creed. O longa estreou nas telonas brasileiras em 12 de janeiro. Assassin's Creed foi dirigido por Justin Kurzel e estreado por Michael Fassbender no papel de Callun Lynch, Marion Cotillard como Sofia e Jeremy Irons protagonizando Rikkin. Trata-se de um filme de origem que cai muito bem para não conhece o game mas, que não se torna enfadonho para os mais puristas dos gamers. Particularmente, eu gostei do filme e espero pela continuidade.

Em fevereiro, Matt Damon paga de herói nas Grandes Muralhas da China no longa "A Grande Muralha", um filme de Yimou Zhang, diretor de filmes como Flores do Oriente e A Árvore do Amor, este filme não emplacou muito.

Em Março foi a vez de Logan/Wolverine interpretado por nada mais, nada menos do que Hugh Jackman. Dirigido por James Mangold, o filme prometia a aposentadoria de Hugh Jackman como Logan/Wolverine, fato que culminou com a morte de Wolverine/Logan, o primeiro passo para o surgimento dos Novos Mutantes, um dos filmes mais aguardado agora em 2018.

Ainda em março de 2017 um filme de Stuart Hazeldine, baseado no best-seller de Willian P. Young - A Cabana. O drama deixou algumas pessoas confusas, outras emocionadas e outras até mesmo aborrecidas.

Bem dito tenha sido o mês de março, super recheado de bons filmes e ainda tivemos "Fragmentado". Sem dúvidas um grande sucesso que deve ter alguma indicação ao Óscar. Nesse longa James McAvoy interpreta um personagem com múltiplas personalidades. O roteiro foi bem escrito e dirigido por M. Night Shayamalan. Trata-se de uma continuidade de "Corpo Fechado". Este é outro filme pelo qual esperamos uma continuidade!

Em Abril, a aventura veio do espaço com "Os Guardiões da Galaxia vol II". Com esse longa James Gunn fez muita gente se divertir.

O filme de "terror espacial" no gênero Allien dirigido por Daniel Espinosa entitulado "Vida" foi um filme daqueles que ao meu ver cairá - se é que já não caiu no esquecimento. Isso devido a sua falta de originalidade, o filme não arriscou muito e seguiu o mesmo caminho de Allien e Prometheus.

Maio - O terror psicológico tomou conta das telonas. com uma pegada meio que de Black Mirror, "Corra" trouxe a polêmica do racismo velado nos Estados Unidos da América para as salas de projeção. O longa foi dirigido por Jordan Peele e estrado por Daniel Kaluuya, Allison Williams e Katerine Keener.

Junho - já no primeiro dia Gal Gadot lotou as salas de cinema como Diana Prince a nossa Mulher Maravilha. Este longa foi dirigido por Patty Jenkins - talvez tenha sido o melhor filme da DC em 2017. O longa misturou, ação, aventura, comédia, além de muito efeito especial.

Outro longa do mês de junho foi "O Círculo", com Emma Watson, Tom Hanks e John Boyega. Confesso que este não foi dos melhores filmes que assisti, aliás, a crítica caiu pesado, pois o longa tinha tudo pra ser um bom filme, mas infelizmente, o diretor James Ponsoldt de fato perdeu a oportunidade.

Também em junho de 2017, outro sucesso cult de Trey Edward Shults. "Ao Cair da Noite" na verdade trata-se de um terror psicológico muito bem desenvolvido. O filme encontra-se disponível na NetFlix e vale a pena assistir.

A Universal Pictures tenta resgatar seu universo de monstro trazendo de volta "A Múmia". Dessa vez o longa foi protagonizado por Tom Cruise e teve como vilã a múmia, Ahmanet vivida por Sofia Boutella - não há muito o que se falar sobre esse filme.

Julho tivemos um grande sucesso de bilheteria, Tom Holland interpreta Peter Parker em "Homem Aranha- De Volta ao Lar", enfrentando o vilão, não dos mais poderosos - Abutre (Michael Keaton). Sendo que, como iniciado em Capitão América - Guerra Civil (2016), Peter contou com a "mãozinha" tecnológica de Tony Stark/Homem de Ferro. Esperamos agora pelo Homem Aranha em Vingadores - Guerra Infinita (2018 promete)!

Agosto começou com guerras - Planeta dos Macacos - A Guerra. César luta pela sua família e por honra. São aproximadamente 2:30h de filme que, a meu ver, este foi um dos melhores filmes das últimas versões da saga. Ponto para Andy Serkis (César), Woody Harrelson (Coronel), para o diretor Matt Reeves e claro, para toda equipe da produção CG.

Setembro foi "Feito na América" com Tom Cruise vivendo o papel de Barry Seal um piloto oportunista, recrutado para realizar uma das maiores operações secretas da histórias dos EUA. Um filme muito divertido baseado em fatos reais, recomendo pra quem ainda não assistiu e curte o gênero - uma espécie de "documentário"!

Sem dúvidas o melhor filme do mês de setembro e o melhor do gênero do ano de 2017, palmas para Darren Aronofsky, bem como para Jennifer Lawrence (em sua melhor atuação), Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer. Um filme do tipo "ame ou odeie", um longa cult vendido como sendo do gênero terror, o que não foge a regra quando o tema é claustrofobia, medo ou revolta, pra não falar de pânico. Não pela exposição de monstros, fantasmas, psicopatas assassinos ou algo do tipo, mas por meter a mão na nossa consciência (ou falta dela), irresponsabilidade, inconsequência, egoísmo e outros sentimentos mesquinhos dos quais a humanidade está de fato repleta. Este longa eu recomendo, mas sei que não é um filme para todos, se você, assistiu e não gostou ou caso venha a não gostar quando for assistir, não se queixe e nem julgue quem gostou, tudo vai da maneiro como encaramos o retratado pelo diretor, pelos personagens e pela visão do mundo que temos. Estou falando do filme Mãe!

2:22 Encontro Marcado um filme dirigido por Paul Currie retratou um romance capaz de resistir o tempo, uma ficção agradável com um ar de suspense, já deu pra perceber não é? Porém, 2:22 Encontro Marcado, não deve ser considerado um filme ruim, pensando no público para o qual foi produzido. Um filme leve e que ao consegue pelo menos fazer você se importar com os personagens - Sarah (Teresa Palmer) e Dylan (Michiel Huisman). O segredo é não criar muita expectativa em cima do filme, assim como em vários outros como Passageiros, Vida e Além da Morte - este último principalmente (rs)!

Outubro trouxe um futuro marcado por conflitos filosóficos em Blade Runner 2049. Um filme de aproximadamente 3 horas de duração que teve com diretor nada mais, nada menos do que Denis Villeneueve. Uma continuação de Blade Runner - Caçador de Andróide. O longa contou com a participação de Ryan Gosling como o blade runner caçador de replicante "K", Jared Leto como o vilão Wallace (o cara tinha uma pegada a lá Messias que assustava pra caramba kkkkk), Ana de Armas como Joi e Harrison Ford como Rick Deckard. De cara, se você ainda não assistiu esse filme, já adianto, não vá assistir esperando muita pancadaria e movimentos rápidos de câmera, o longa se passa muito lentamente, é preciso está atento aos detalhes, às cores e mesmo nas expressões visuais do cenário e dos personagens. Eu me arriscaria a dizer que, no meu ponto de vista, Blade Runner poderia ser classificado como um filme cult!

Seguindo a sequencia de filmes de 2017, que eu assisti e que, certamente gostei - e muito!, está o blockbuster Thor Ragnarok. Eu particularmente gostei das paletas de cores utilizadas por Taika Waititi, sem falar da trilha sonora (lembrando que é a minha opinião). Uma das melhores cenas do filme foi a cena em que Hela (Cate Blanchett) simplesmente destrói o Mjolnir; outra cena marcante foi o embate épico na arena dos gladiadores entre Hulk (Mark Ruffalo) e Thor (Chris Hemsworth). Sem dúvidas valeu a pena esperar, inclusive pra ver a Valkyrie (Tessa Thompson) em ação.

Pra não dizer que outubro não teve filme mais ou menos, vamos falar de Além da Morte, uma espécie de O Chamado, com Premonição, com Grey's Anatomy - melhor deixar vocês mesmos conferirem se já não fizeram!

Novembro trouxe consigo a maior expectativa já criada nos cinéfilos de plantão desde o lançamento e as críticas de Batman Vs Superman (também conhecido como BvS). Após vários problemas durante as gravações veio as telonas o filme de Zack Snyder - Liga da Justiça. O longa dividiu mais uma vêz a opinião do público Geek. Eu gostei do filme, assistir umas 3 vezes, vou assistir novamente e fale quem quiser, o filme tem seus problemas, mas no final das contas é Bom pra piiiiii!!! O maior defeito da DC foi ter ouvido os rumores de que seus filmes são tensos/sombrios e decidiu "quebrar o gelo" dessa vêz com uma pegada mais cômica, mais no estilo Marvel (sem querer fazer comparações - ao mesmo tempo em que faço)! Ah um spoiler so pra contrariar - Mulher Maravilha arrebenta, Flash é um piadista, Acquaman é um troglodita, o Superman é "o cara", não vou falar do Cyborg, Batman, cara eu esperava mais desse personagem, faltou um monte de cena que só estão nos trailers e, não foi dessa vez que vimos o grande vilão Darkseid, mas quem sabe na próxima!

Dezembro enfim chegou, os filmes de super heróis se foram, teve um outro montante de filmes que eu queria ter visto, mas não pude (faltou patrocínio) tipo: xXx Reativado, Resident Evil 6 - o Capítulo final, T2 Trainsportting, Kong - a Ilha da Caveira, Vigilante do Amanhã - Ghost in the Shell (assisti em casa), Alien Covernant, A Torre Negra, It - parte 1 (assisti em casa). Porém, o filme que eu não poderia perder e que ao meu ver foi um verdadeiro blockbuster foi Star Wars - Episode VIII - Os Últimos Jedi, e nesse caso, não há o que se falar - o filme fechou o ano com chave de ouro e encerrou a carreira de outro personagem Luke Skywalker (Mark Hamill) e renova a esperança da saga com John Boyega (Finn) - fiquem de olho nesse garoto, Daisy Ridley (Rey) e Adam Driver como Kylo Ren!

Foram quase dois filmes por mês e eu nem falei nas séries da Netflix kkkkkkkkkkkkk! Bom turminha eu paro por aqui com esse post mas já iremos começar a postar novos comentários afinal de contas chegou 2018 e lá vem por aí Jumanji - Vem vindo a selva com Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart e Karen Gillan sem deixar de falar nos mirins (nem tanto) Alex Wolff e Madison Iseman (atores que merecem serem destacados), mas aí já é outro post, valeu!


Por Trás do Papo Livre
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page