top of page

O Círculo (The Circle)


E hoje é dia de falar em O Círculo, filme dirigido por James Ponsoldt e que estreou no Brasil em 22 de Junho.

Sinopse:

Mae Holland é interpretada pela jovem e bela atriz Emma Watson, uma jovem que enfrenta um drama em família - seu pai sofre de esclerose! Seu sonho é trabalhar numa empresa conceituada que dar nome ao longa - O Círculo!

O Círculo é na verdade a maior empresa de tecnologia do mundo e tem seu principal produto o See Change (olhar diferente) - uma minúscula câmera capaz de mostrar e compartilhar tudo de seu usuário, em tempo real! Emma simplesmente consegue ser contratada e, como consequências tem a rotina de sua vida toda modificada. A grande questão é que, essas alterações na vida de Mae influencia diretamente na vida de todos ao seu redor, e com um preço!


Elenco

Emma Watson como Mae Holland;

Tom Hanks como o fundador de O Círculo Eamon Bailey;

John Boyega como Kalden / Ty e

karen Gillan como Annie amiga de Emma.


Comentários Pessoais e Curiosidades

Trata-se de um filme baseado no livro de Dave Eggers - O Círculo, que pode ser classificado no gênero Suspense Tecnológico. Tudo ocorre em um futuro distópico, não muito distante, na chamada era digital, a atual era em que vivemos que nem sempre é algo muito positivo!

Não sei quanto aos outros que assistiram o filme, porém é possível sentir uma grande influencia de Black Mirror neste longa (o que por se tratar de um filme de suspense tecnológico, não poderia ser diferente!), embora eu diria que os episódios da série conseguem ser melhores desenvolvidos e até empolgar bem mais. Há também uma pega de 1984 de George Orwell

Eamon Bailey está mais para Steve Jobs assim como o círculo está para a Google e as grandes Redes Sociais. De um lado um CEO capaz de influenciar pessoas e do outro uma empresa de alta tecnologia que investe pesado nas redes sociais - "Saber é bom! Saber tudo é melhor!".

Embora, eu tenha gostado do filme, este longa não entra na minha lista de melhores filmes. Eu gostei do final do filme, mas creio que fica faltando algo mais.

Sem querer dar spolier creio que algumas coisas poderiam muito bem terem sido evitadas, enquanto outras podem ser vistas com clichê. Há quem diga que o final é bem previsível, eu confesso que não esperava o desfecho final, até porque também não li o livro que inspirou o longa.


Conclusão/Veredicto

Se você não quer ou não se importa em sentir absolutamente nenhum tipo de reação emocional em uma sala de projeção - tipo torcer por algum personagem, este é o filme (foi assim que me senti).

Notem que nem me preocupei em falar de modo de gravação, fotografia e não me prendi em absolutamente nada em relação a roteiro. Nada disso me incomodou, digamos que talvez o roteiro poderia ser melhor explorado (considerando que não li o livro).

Desse modo numa escala de 0 a 10, O Círculo não vai levar a nota com sua forma geométrica, fica com 3,5, pela atuação dos atores, e não preciso nem falar em Tom Hanks, mas os próprios coadjuvantes fazem excelentes expressões durante os discursos de Bailey. Também por conseguir, de certa forma passar uma mensagem acerca dos cuidados que devemos ter sobre as exposições exageradas. Porém, seguindo o mesmo gênero eu indicaria outros filmes a exemplo de "Confiar", um filme de David Schwimmer (2010) que, embora não seja necessariamente um suspense tecnológico, trata-se de um drama tecnológico.

E é só isso, agora deixem seus comentários e sugestões, obrigado e aquele abraço!

Por Trás do Papo Livre
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page