top of page

Ao Cair da Noite é Bom?


Olá galera, demorou pra sair este post não é? Mas, convenhamos o filme Ao Cair da Noite do diretor Trey Edward Shults estreou nas telonas do cinema brasileiro em 22 de junho de 2017.

Vamos começar logo a falar sobre o filme: alguma coisa aconteceu no mundo, possivelmente um vírus ou uma bactéria mortal provoca o terror - o medo de ser ou estar contaminado!

Vivendo neste cenário, uma família constituída por Paul (Joe Edgerton), sua esposa Sarah (Carmen Ejogo), seu filho Travis (Kelvin Harrison Junior) e o pai de Sarah, decidem se isolar do mundo dentro de uma casa no meio de uma floresta. A família adota regras básicas, tais como: não sair da casa durante noite, salvo em caso de real emergência, não entrar na floresta sozinho, refeições apenas duas vezes por dia, entre outras. Contudo, um certo dia, eis que surge uma surpresa, um homem pedindo ajuda, a quem Paul e sua família optam por ajudar. Passam a conviver com a família de Paul Will (Christopher Abbott) sua esposa Kim (Riley Keough) e seu filho ainda pequeno.

É aí que a trama começa e não há muito o que se falar, a não ser o medo de se contaminar e o desejo de protejer a família!


Algumas observações importantes

O filme está categorizado como Terror/Suspense, porém, não estamos tratando aqui de um terror convencional, cheios de jump scare, como "Allien", "A Hora do Pesadelo", "Sexta Feira XIII", ou qualquer coisa do tipo. Nesta película o terror é puramente psicológico, pouquíssimos Jump Scare.

Quando se trata de terror psicológico, algumas vezes não é bom buscar respostas, e esse filme em particular deixa muitas questões em aberto. Primeiro, não se sabe como essa doença surgiu, ou em que época se passa a história. Imagino que não seja spoiler, mas um dos ocupantes da casa fica infectado - a questão é: como ele se infectou e quanto aos demais, se infectaram ou não? afinal não se sabe nada sobre a doença!

Assim sendo, mais uma vez repito, melhor não ficar questionando muita coisa! Compreenda: a idéia é exatamente essa, criar uma atmosfera de incertezas, de dúvidas, ambientar o telespectador num clima claustrofóbico e consequentemente um medo constante.


A fotografia

As cores são densas, escuras! Maior parte do filme se passa à noite e a casa não tem luz. O que, aparentemente se dispõe na casa é, um sistema de captação de energia solar suficiente apenas para alimentar as baterias das lanternas, daí você imagina a escuridão.

O movimento da câmera é bem provocante, lento e fechando no objeto. A ideia do filme não é assustar e te arrancar risinhos mas, sim te deixar, de certa forma chocado e com medo do início ao fim do filme!

A música é bem escolhida para a ocasião só aumentando ainda mais o clima de tensão.


Ao fim do filme muitas coisas permanecerão sem explicações, porém é possível perceber que essa era a ideia do produtor considerando a expressão final dos atores.


O que eu não gostei do filme (talvez porque tenha conseguido realmente me assustar!)

o produtor faz uso de algumas alucinações para criar algum Jump Scare - na verdade o filme não precisa disso!


Uma nota numa escala de 0 a 10

Indo direto ao assunto a minha nota do filme é 10,0, considerando que a proposta do filme foi atingida no mais alto grau. Portanto, o filme é bom sim!


Eu percebi que ao fim do filme muitos estavam sorrindo e olhando uns para as caras dos outros como quem diz: e aí o que aconteceu afinal? E foi disso que eu mais gostei, eles sequer perceberam que este era o real propósito do filme.

Portanto, vá ao cinema e confira, deixe seus comentários!

Por Trás do Papo Livre
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page