top of page

Ben Hur (2016)


Sobre o Filme

E se é pra falar de emoção a dica de hoje é esse grande filme de 2016, dirigido por Timur Bekmambetov. O longa é um épico que conta a história de um nobre judeu chamado Ben Hur, interpretado por Jack Huston. O personagem contemporâneo de Jesus Cristo interpretado no filme pelo brasileiro Rodrigo Santoro.

Os três atos do filme foram produzidos de modo que, aos poucos, o telespectador vai entrando lentamente na atmosfera e, de repente se ver inserido na história. Eu diria que o ponto crítico ocorre quando Ben Hur é de certo modo traído pelo seu próprio irmão Messala (Toby Kebbell).

O cenário é bem montado de modo que, não há o que se falar sobre a fotografia do filme - a meu ver muito boa. Trata-se de um clássico, com roteiro bem desenvolvido. Não é exatamente uma refilmagem de 1959 (maior vencedor do Oscar de todos os tempos - 11 estatuetas). Porém trazendo para os dias atuais, observa-se algumas alterações no roteiro em relação ao primeiro que, inserindo novas tecnologias deixa o peso maior "nas costas do atores" que, por sinal, incorporaram os personagens (opinião pessoal). Embora bem trabalhado, notam-se algumas brechas no desenrolar da trama (não vou dar spoiler).

Há ainda quem questione sobre o filme ter sido tirado de alguma passagem bíblica (sem surpresas, por favor!). No entanto, a história não foi retirada das escrituras sagradas, trata-se de uma história fictícia, contudo o questionamento até válido considerando que o mesmo insere passagens bíblicas, a julgar pelo nome do personagem principal - Judá Ben Hur, e pelos encontros deste com Jesus Cristo.

A trilha sonora é outra ferramenta muito bem aplicada, sem invenções, ou seja, do jeito que o telespectador espera que seja (embora há quem diga que chega a ser piegas em alguns momentos!).

É importante prestar atenção no filme do início ao fim, vou deixar uma dica, observem a cena de Cristo Crucificado!

Elenco

O filme conta com: Jack Huston, Toby Kebbell, Morgan Freeman, Rodrigo Santoro, Nazanin Boniadi e Pilou Asbaek

O Veredicto

Particularmente eu não daria 10 porque algumas passagens no meu ver ficaram sem explicação, mas cabe aí um 9,5.

Cabe destacar que preciso assistir o longa de 1959, no entanto, lendo outras críticas percebi que quando se tenta comparar as duas produções (1959/2016) negativa-se esta última, ainda assim entendo que cada um tem uma ótica.

Comentários Finais

E você, assistiu Ben Hur (2016)? O que achou? Discorda da minha crítica? Participe, este espaço é para que possamos compartilhar nossos pontos de vista, fazendo jus a frase que diz que nenhuma verdade é absoluta!


Por Trás do Papo Livre
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
bottom of page